Conteúdos

Moderno Manual de Educação em Comunicação e Marketing

Foi-se o tempo em que as escolas e áreas nos mais diferentes níveis, tinham Guias de Comportamento também chamados de Manual, para estabelecer regras de boas práticas, não por coincidência, em sua maioria 10, tal qual os Mandamentos. Mas Como Deus só tem um, este texto aborda 08 tópicos, que unidos deveriam ser minimamente considerados em quem atua em Comunicação e Marketing, sem a pretensão de ser único, apenas referência. 

Falar que a internet propagou e mudou a comunicação é redundante. O que precisa ser refletido o que fazer a partir deste cenário. Muito mais da necessidade de fazer postagens para manter e conquistar novos seguidores. Existem muitas questões que passam distante dos olhos dos consumidores e em especial dos profissionais da área relegados.

  • MÍDIA ON e OFF

Tudo é mídia, a forma que se utiliza pode ser ON ou pode ser OFF, ou ONOFF. Significa que elas não são excludentes, entretanto profissionais que se especializam em um dos lados e relegam o outro estão fora de contexto. A forma que a marca deve ser interpretada pelo consumidor é muito sublime e qualquer segregação traz diferença na percepção.

  • SIGLAS NÃO SÃO PARTIDOS POLÍTICOS

A quantidade de termos em inglês invadiu o mercado e muitos se escondem através destes termos para “fazer bonito”, muitos não sabem o que falam e outros tantos fingem entender, tal qual um político que um dia está na esquerda outra na direita, sem identificação pois não sabe do que se trata.

  • ESTRATÉGIA NÃO É TÁTICA

Na mais simples definição a Estratégia orienta as empresas e as Táticas auxiliam na sua Execução.  Ocorre uma proliferação e gerundismo tudo virou Estratégia.

  • MARKETING DIGITAL NÃO É UM APLICATIVO

Cursos e profissionais se espalham. Específicos em determinadas ferramentas ou no conjunto delas, faz com quem profissionais se auto intitulam em especialistas em Marketing Digital. Se não tiverem a visão macro do processo, souberem a diferença entre Marketing e Comunicação, não sabem quem é Jerome McCarthy e, se, não leu e entendeu pelo menos dois livros do Kotler, reflita. Isto mesmo é básico! Para muitos ou não!

  • A VIDA É UM ETERNO APRENDIZADO

As pessoas recebem em dois dias as informações que um homem da Idade Média levou a vida inteira para ter acesso. Não foi instalado nenhum chip ou desenvolvedor para acelerar a transformação dos dados, na cabeça das pessoas. Novos conceitos são propagados diariamente, tenha humildade em assimila-los e não se prenda ou deixe-se enganar pela soberba.

  • TENHA PARCEIROS CONFIÁVEIS

 No passado as pessoas quando diziam que não sabiam determinado assunto eram taxadas como inseguras e sem conhecimento, se preferia quem fosse direto com soluções. Hoje ainda existem pessoas que ficam surpresas com empresas que são honestas em dizer esta ferramenta não dar resultado. Como assim, não quer vender? Toda empresa precisa receber pelos seus serviços, para tanto precisa de confiança. Ela é estabelecida pela transparência, a partir de um não sei, do questionamento e argumentação sobre as suas posições, mas sobretudo pela empatia e o foco em resultados.

  • PLANEJE, DEFINA KPIS, MONITORE E EXECUTE

Parece discurso repetido. Saiba onde quer chegar, defina Kpis, monitore constantemente e execute. Esta é a parte do Manual que todos falam e dispensa comentários, quanto a sua formatação e sim na sua execução. Utilize algumas reflexões:

– o planejamento é viável, ou seja, se tudo der errado qual resultado posso obter, da mesma forma se tudo der certo?

– os kpis, são propícios as ferramentas de execução? A ação é para vendas, utilizo ferramentas de branding, não atribuo a jornada do cliente, qual tipo de resultado iremos obter?

– as ferramentas cumprem os objetivos no tempo que necessito?

  • ISTO DA RESULTADO?

Significa dizer foram estabelecidos KPIS, o resultado foi atingido, e sobretudo o custo x benefício da ação é válido?

Em poucas palavras o MODERNO MANUAL DE EDUCAÇÃO, não considera COMUNICAÇÃO e MARKETING como sinônimo. Deve se estabelecer os objetivos e as métricas para mensurá-lo. Independente da Mídia ser ON e/ou OFF, devem fazer parte de uma Estratégia que é composta por Táticas. Desconfie de quem sabe tudo, ou enche a boca para falar unicamente de siglas, cerque-se de parceiros confiáveis, peregrinos do eterno conhecimento, que por sua vez precisam de tempo para atingir o mais importante RESULTADO.

Se os seus parceiros não agem desta forma, você precisa rever a sua atuação. Estamos prontos para lhe auxiliar, entre em contato com a gente contato@msbnexos.com.br.