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A Programática como Processo

No mercado todo dia aparece uma empresa especialista em Mídia Programática. Muito mais que uma ferramenta ou mídia que alguns comercializam, a sua utilização deve envolver um Processo. Este conteúdo aborda os cuidados que transcendem a veiculação.

O crescimento exponencial da tecnologia, acelera a aplicação de novas ferramentas relacionadas ao marketing, dentre elas a Mídia Programática. Muitas boas empresas surgiram e outras nem tanto, que varrem o mercado com promessas muitas vezes sem condição de sua execução, o que gera dúvidas sobre a sua aplicação.

Existem alguns passos que devem ser seguidos para maximizar o resultado e minimizar os riscos: DESAPEGO, CONHECIMENTO, CULTURA, PARCEIROS E MONITORAMENTO, o que constitui um PROCESSO a ser seguido.

O DESAPEGO E NÃO O ABANDONO DE PRÁTICAS ANTIGAS significa considerar a Programática como um caminho para a realização dos objetivos de comunicação, sem no entanto, simplesmente com a negação do caminho que levou a empresa até este momento. Ela deve fazer parte do contexto. É saber que a Programática pode ou não servir para a sua empresa.

A questão é que com o crescimento de ferramentas, tem se a falsa impressão que se encontraram a mina de ouro e que todos podem acessá-las, não é bem assim. 

CONHECIMENTO é buscar informações sobre a operação da ferramenta, estar atento ao que pode ser efetivamente mensurado se é devidamente associado ao Posicionamento da Empresa, a diferença em utilizar a Programática e ferramentas de busca, para não comparar ferramentas que atingem estágios diferenciados do funil e consequentemente entregam CTR´s distintos,  exigir  as formas de integração com a plataforma, o tempo para sua aplicação, comparar com fatores da empresa como tamanho do mercado e a segmentação do público a ser atingido.

CULTURA é associada a outros fatores como EMPODERAMENTO, ou seja, se o responsável pela ação tem o poder de ajustar todos os elementos para o planejamento, a execução e assumir os resultados da ferramenta, que não são uma ciência exata, pois a Programática é Probabilistica e não Determinista. Outra face da CULTURA da empresa é a tradição em utilizar meios tradicionais ou apenas terceirizar para o Google a sua estratégia digital, as ferramentas e ações devem estar associadas a uma ESTRATÉGIA.

 A minha campanha em digital está associada as outras ações de comunicação e marketing? Sabemos como monitorar o resultado?

Os PARCEIROS compreendem não somente a AGÊNCIA ou a TRADING DESK responsável pela intermediação da ação. Com um universo recheado de termos inglesados, ficam escondidos a real aplicação para a operação e a necessidade da ferramenta. Algumas perguntas que podem auxiliar:

Quais clientes rodam campanha com a sua empresa?

Com qual DSP você opera?

Como posso mensurar o resultado?

Esta pergunta, associa o MENSURAR, mas antes deve serem seguidos importantes passos, o tratamento dos dados, o tagueamento e o monitoramento da Jornada do Cliente.  Parafraseando Sêneca “não existe vento favorável a quem não sabe onde deseja ir” “se não mensurar não sabe para onde irá.”

Precisa de ajuda para traçar a sua atuação em Programática. Nos chame contato@msbnexos.com.br, temos certeza que iremos lhe auxiliar da melhor forma para definição e alcance de resultados.